segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Euro Trip - Parte IV - Final - "Berlim"

Berlim...

Nada pode ser tão difícil como falar alemão. Ler já é complicado, ser fluente deveria ser considerado grande mérito!

Berlim é pura história. É quase impossível imaginar que ela já passou por tantas coisas como a guerra fria por exemplo. Pedaços mantidos do muro guardam a memória da cidade.

A visita ao monumento em homenagem aos judeus assassinados na Europa foi a melhor e a pior experiência que já vivi um dia.

No subsolo do projeto do arq. Peter Eisenman encontram-se salas onde ficam expostos os arquivos que mostram desde a perseguição, confinamento até o assassinato em massa. Na segunda e mais impressionante sala ficam os cartões postais e cartas enviadas dos campos de concentração para os familiares. Não tenho palavras pra descrever o tamanho da tristeza e do desespero ao ler tudo aquilo. Não tive como não chorar. Estar ali, tão perto da história que sempre nos pareceu só simples história foi muito emocionante.

A visita ao Alexander Platz, lugar que marcou o dia da derrubada do muro de Berlim e a amizade que fizemos com um legítimo judeu, o Israelense Oded, fez com que tudo ficasse ainda mais próximo e real.

Agora, no outono, 16:00h tem cara de 19:00h. Ainda é cedo quando anoitece.

O sistema de transporte também é muito eficiente e as pessoas tão educadas quanto na Inglaterra. Mesmo os que só falam alemão se esforçam com mímicas pra que vc consiga entender.

Berlim assim como todas as outras cidades visitadas me trouxeram bens que jamais poderão ser tirados de mim. A experiência e a cultura.

Lugares tão próximos, mas com culturas tão típicas e variadas que eu sempre poderei somar aos muitos e muitos conhecimentos que ainda estão por vir.

De volta ao Brasil na sexta-feira, na segunda já estava dentro dos trens da CPTM, que podem não ser tão eficientes, mas que confirmam que: Por melhor que seja o lugar, não tem lugar melhor do que a “casa” da gente.

Obrigada por me acompanharem e até a próxima! beijos

2 comentários:

  1. Então vc já estava com saudades do calor humano da CPTM...rsrsrsrs... que já é quase uma parte de você...rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. adoreii, sobre Berlin vc falou tudo! realmente estou aqui a 8 meses,Berlin e tudo isso, um idioma super dificil, mas poder ver de perto os pontos turisticos historicos nao tem preco, experiencia unica! a cultura, comidas e misturas de povos e racas, mas nada como estar de volta ao nosso Brasil, com todos os seus problemas é a nossa "casa"... e eu vou ficar mais um pouco por aqui, com muitas saudades de casa rs bjss

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Beijos da Japa!