terça-feira, 25 de agosto de 2009

Uma Situação Bem Familiar


Pega o carro e sai em direção à rodovia. Uma hora meia de trânsito. Um trecho anda, outro pára. Em meio à confusão uma olhadinha ao redor... Um homem come biscoito... Uma mulher passa batom... O menino dorme. Quem estará indo trabalhar e quem vai passear?
Uma lida na placa do carro da frente... Jarinu... Onde será que isso fica?
Passa então por um carro quebrado... Será esse o motivo de tanto trânsito?

Agora a 70km/h, já dentro da cidade é possível observar. SP é bonita... É uma pena tanta pressa. Assim fica difícil reparar no seu ar tristonho, azul-acinzentado mas elegante até.
Todos os dias os edifícios estão lá olhando tudo do alto. O mais interessante é que todos os dias eles parecem diferentes. Mesmo sendo os mesmos? Mesmo sendo os mesmos!

Acende os faróis, passa pelo túnel que em alguns dias 5min. e outros 45min. Uma sensação meio estranha. Meio futurista.
Listras de luzes vão ficando para trás seguidas de mais e mais listras. Como que levasse a uma viagem no tempo. Dá até pra pensar um pouco na vida porque as luzes custam a acabar.
Sai do escuro do túnel e aperta os olhos. A luz forte da manhã vem seguida de torres cobertas por aço e muito vidro.
Um semáforo, dois, três... Um menino faz malabares. Na mão dele três laranjas. Será que ele chupa essas laranjas no fim do dia?
O homem buzina numa constante... Mas ele quem estava errado.
A moça buzina de volta pensativa: "Será eu culpada?". Rápido, tudo bem rápido, confuso e engraçado.
O caminho parece não ter fim.
Mais um semáforo. Esse é mais demorado. E não tem ninguém pedindo, vendendo, oferecendo serviços... Ao lado um homem fala alto junto à música também alta. O vidro está fechado. Ele canta ou fala ao celular? Talvez no handsfree?...
Buzina, buzina, buzina bem ardido e lá vem ele, conforme esperado. O primeiro de uma enorme fila de motoqueiros. Quem deixou para última hora cair pra direita pode considerar sua saída perdida.
Uma lida no outdoor, uma lida no impresso no vidro traseiro do ônibus... Uma olhada pro marronzinho. Ele balança a cabeça... Estará paquerando ou... (...) que dia é hoje? PQP... rodízio.
Anda, pára; anda, pára... E nem tem mais semáforos por aqui.
Um motoqueiro caído no chão. Como será que aconteceu? Será que ele ficará bem?
Logo em frente um carro emparelhado com um táxi pede informação. Tem uma chinesa... coreana, ou japonesa - whatever - buzinando para o taxista.
Chega na rua... Randômica... Sem relações como direita pares e esquerda ímpares.
Tem um trailler de hot dog em frente ao prédio. Às 7 da manhã?
Estaciona... Zona azul. No trailler R$5,00 a folha para 1h; dois quarteirões além R$1,80 a mesma hora.
De salto, vale quanto o trailler quiser cobrar. Um dia inteiro ainda pela frente; um outro texto inteiro ainda pela volta.
cintiafujisawa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Beijos da Japa!