quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Desculpas

Outro dia uma pessoa me perguntou: " - Será que eu vou e peço deculpas? Será que vai adiantar?"
Bom... Isso rendeu muita análise...
Desculpas? Tem quem aceite bem... Mas outras... Tem outras que querem muito mais do que isso. Elas exigem que você deveria ter pensado nas causas, nas consequências, em TUDO antes de ter precisado usá-la.
Então, pra quem valem as desculpas? Pra quem ela apaga coisas que foram feitas, palavras que foram ditas?
As pessoas são tão diferentes. O que magoa algumas, não magoa outras... Então fica ainda mais difícil descobrir.
Todos poderiam ter rótulos nas testas dizendo: EU: GOSTO: (lista), NÃO GOSTO: (lista), AINDA NÃO DECIDI SE GOSTO OU NÃO GOSTO: (lista) - ops, seria nesse último ponto que deveríamos ficar atentos.
Por isso fazer amizades é um grande desafio, pois o que realmente importa pra algumas pessoas não importa NADA pra outras.
Eu particularmente esqueço brigas de facas no dia seguinte. Não acho que as pessoas tenham que ser "durinhas", "robozinhas" que devam ficar se policiando 24h pelo que fazem ou dizem. A vida é essa, sem rescunho. É comum que poucas coisas saiam conforme o planejado. Não é todo dia que estamos bem então com o outro é mesma coisa. Ainda digo mais... Não faço questão das desculpas. Não que me incomode, mas prefiro me concentrar no que a pessoa significa pra mim. Se é uma pessoa de boa índole, que eu saiba ou que aparente ser, prefiro que passemos direto pelo que já foi e possamos seguir o resto do caminho... juntos ou não, porém sem ressentimentos.
Já dizia Shakespeare... "Guardar ressentimentos é como tomar veneno e esperar que o outro morra".
Portanto, se quer ter bons amigos, pessoas bacanas ao seu redor (e principalemnte se já os tem), não dificulte as coisas. Seja  mais claro - menos subjetivo possível. Assim ninguém vai precisar quebrar a cabeça pra saber o que te agrada ou não, fazendo menos cara feia e conversando mais sobre suas idéias, opiniões!!!

TORNEMOS A VIDA MAIS SIMPLES!!!!

Mas antes de pensar a respeito me diga... Qual o valor das desculpas pra vc?

cintiafujisawa

2 comentários:

  1. Como fiel seguidora de blogs achei sensacional!!! Outra boa escritora pra acompanhar!!! Bjinhoss

    ResponderExcluir
  2. Já que a palavra de ordem é desculpa vou utilizá-la da forma mais ampla e repetitiva ... (desculpa para escrever mal.rsrsrs)
    O valor de uma desculpa é dado único e exclusivamente por quem foi injuriado. Ou seja, às vezes a pessoa busca uma desculpa para te desculpar e só o fato de você pedir desculpa já é o bastante, assim como às vezes a pessoa busca uma desculpa para não te desculpar e o fato de você pedir desculpa enche ela de razão como ser absoluto e dono da verdade. Mas pensando na primeira hipótese, peça desculpas pode valer a pena, com o passar do tempo o contexto das situações se diluem e só os fatos e as coisas ditas levam a uma consciência tranqüila ou a uma situação mal resolvida. Quando os fatos não estão ao seu favor, estime as coisas ditas!
    V.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Beijos da Japa!